Erro: Segmentation fault (core dumped) no OpenCV — Python

Adriano A. Santos
2 min readOct 31, 2018

--

Olá, pessoal. Tudo bem? Espero que sim.

Estou com uma variedade de exemplos para postar por aqui, porém, eu estou com algumas pendências em minhas pesquisas e isso está me dando um pouco de trabalho. Prometo que, em breve, postarei o que eu andei fazendo nas últimas semanas. Será bacana.

O post de hoje é sobre um erro que eu tive com o uso da biblioteca OpenCV. Estou resolvendo uma Research Question no meu projeto de pesquisa e precisei utilizar essa tão famosa e importante biblioteca. Porém tive alguns problemas.

Para causar um espanto, eu estou utilizando Linux em meu notebook (sério… acredite). E o projeto que eu estou desenvolvendo é com a linguagem de programação Python (minha nova paixão).

Então… eu fiz um exemplo para reconhecimento de pixel e agrupamento dos mesmos com o uso de algoritmos de machine learning. Tudo estava funcionando bacaninha, porém “do nada” comecei a ter um erro estranho: Segmentation fault (core dumped).

Procurando nos inúmeros fóruns existentes, encontrei inúmeras formas de “resolver” o problema. Mesmo aplicando tudo que li por ai, nada funcionou. Fui, então, verificar os logs no Linux e analisar a coisa de forma mais precisa. O que descobri? Bem… esse erro, pelo menos em meu caso, estava relacionado à instalação do python-opencv. Eu percebi que, com o usuário root, os scripts funcionavam sem nenhum problema. Porém, quando estava com o meu usuário comum, ele não funcionava.

Sendo assim, faça um teste: se você, com permissão de root, conseguir carregar e executar o script, para resolver o problema nesta situação referente a Segmentation fault (core dumped) no OpenCV, possivelmente o seu problema está relacionado à forma que você instalou o python-opencv.

Sugiro que você desinstale o pacote, utilizando o comando sudo apt autoremove python-opencv e, logo em seguida, reinstale com o sudo apt install python-opencv.

Grande abraço!

--

--

Adriano A. Santos

Senior Computer Vision Data Scientist at Conception Ro-Main (Quebec — CA). DSc in Computer Science. MTAC Brazil. https://github.com/adrianosantospb