Erro: Segmentation fault (core dumped) no OpenCV — Python

Olá, pessoal. Tudo bem? Espero que sim.

Estou com uma variedade de exemplos para postar por aqui, porém, eu estou com algumas pendências em minhas pesquisas e isso está me dando um pouco de trabalho. Prometo que, em breve, postarei o que eu andei fazendo nas últimas semanas. Será bacana.

O post de hoje é sobre um erro que eu tive com o uso da biblioteca OpenCV. Estou resolvendo uma Research Question no meu projeto de pesquisa e precisei utilizar essa tão famosa e importante biblioteca. Porém tive alguns problemas.

Para causar um espanto, eu estou utilizando Linux em meu notebook (sério… acredite). E o projeto que eu estou desenvolvendo é com a linguagem de programação Python (minha nova paixão).

Então… eu fiz um exemplo para reconhecimento de pixel e agrupamento dos mesmos com o uso de algoritmos de machine learning. Tudo estava funcionando bacaninha, porém “do nada” comecei a ter um erro estranho: Segmentation fault (core dumped).

Procurando nos inúmeros fóruns existentes, encontrei inúmeras formas de “resolver” o problema. Mesmo aplicando tudo que li por ai, nada funcionou. Fui, então, verificar os logs no Linux e analisar a coisa de forma mais precisa. O que descobri? Bem… esse erro, pelo menos em meu caso, estava relacionado à instalação do python-opencv. Eu percebi que, com o usuário root, os scripts funcionavam sem nenhum problema. Porém, quando estava com o meu usuário comum, ele não funcionava.

Sendo assim, faça um teste: se você, com permissão de root, conseguir carregar e executar o script, para resolver o problema nesta situação referente a Segmentation fault (core dumped) no OpenCV, possivelmente o seu problema está relacionado à forma que você instalou o python-opencv.

Sugiro que você desinstale o pacote, utilizando o comando sudo apt autoremove python-opencv e, logo em seguida, reinstale com o sudo apt install python-opencv.

Grande abraço!

--

Senior Computer Vision Data Scientist at Conception Ro-Main (Quebec — CA). DSc in Computer Science. MTAC Brazil. https://github.com/adrianosantospb

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Adriano A. Santos

Senior Computer Vision Data Scientist at Conception Ro-Main (Quebec — CA). DSc in Computer Science. MTAC Brazil. https://github.com/adrianosantospb