Olá, pessoal. Faz tempo que eu não escrevo aqui, mas prometo que irei fazê-lo com maior frequência.

Antes de tudo, vou falar resumidamente sobre o que aconteceu de um ano pra cá e o que me motivou a voltar a escrever para a comunidade. Na verdade, eu nunca deixei de contribuir com a comunidade técnica brasileira, porém de outra forma, não por meio de postagens e/ou vídeos (sim… também estou pensando em criar conteúdo assim).

Atualmente eu moro no Quebec, Canadá, e trabalho com Cientista de Dados na área de Visão Computacional (1). Quem acompanhou a minha carreira no Brasil sabe que eu tive inúmeras experiências técnicas tais como: suporte técnico, desenvolvedor, arquiteto de software, gerente de projetos, professor universitário, coordenador de lab, pesquisador etc. etc. etc… Uma vida agitada, não é mesmo? Bem… agora, por agora, neste momento, eu estou como Cientista de Dado. :)

Jacques-Cartier National Park — Quebec — CA

Resolvi escrever sobre a área de Visão Computacional e a minha intenção aqui é compartilhar, de alguma forma, com a comunidade técnica brasileira sobre o que eu aprendi e o que estou aprendendo. Escreverei sobre técnicas, frameworks, modelos e sobre alguns conceitos importantes para quem deseja seguir a carreira de cientista de dados na área de visão computacional — por enquanto vou focar nisso.

Quero muito contribuir de forma mais efetiva com a comunidade e, além disso, quero ajudar a disseminar os conhecimentos na área de Deep Learning (2). Aprendi MUITO nos últimos anos e vou compartilhar sobre o que aprendi.

Bem, vou definir algumas coisas como padrão para as minhas postagens. Você, claro, que resolver me acompanhar pode ficar livre para repetir os experimentos, rodar os scripts e selecionar a ferramenta do seu desejo. Ah… também vou colocar os códigos em meu GitHub.

Eu decidi utilizar o Visual Studio Code (3) como ferramenta base de criação e execução dos meus scripts. Por quê? Porque é a ferramenta que eu utilizo no meu dia-a-dia nas minhas atividades de P&D&I.

Microsoft Visual Studio Code.

Utilizarei o PyTorch (4) como biblioteca de aprendizagem de máquina. Por quê? Pelo mesmo motivo que eu decidi utilizar os Visual Studio Code: é a ferramenta que eu utilizo no meu dia-a-dia. Mas… na verdade, não é só por isso.

PyTorch

Eu gosto do TensorFlow (5). Muita gente o utiliza em cursos, exemplos etc. Mas eu prefiro o PyTorch. Vários projetos bacanas são desenvolvidos com ele, a forma de estruturar os projetos e a sua API é mais clara e objetiva do que o TensorFlow. PyTorch é a minha preferencia, ok? Esteja livre para adaptar os exemplos que eu compartilhar.

Utilizarei o Docker (6) também. Sim: Docker. Por quê? Porque é uma tecnologia obrigatória na atualidade. E não se trata de modinha! Acredite em mim: você precisa aprender, seja você desenvolvedor ou cientista de dados — na verdade, qualquer profissional da área de TI.

Docker

Sobre linguagens… Python tem sido a minha companheira atual. Porém, com o passar do tempo, eu vou postar algumas coisas em C++ e GoLang. Principalmente quando começar a compartilhar alguns conhecimentos sobre NVIDIA CUDA (7) e TensorRT (8).

A minha ideia é criar algumas séries de postagens, bem passo a passo mesmo, como eu costumava preparar em minhas aulas. Em algum momento, eu terei que apresentar alguma teoria… mas vou tentar ser bem objetivo. Também vou disponibilizar links legais como forma de complementar o que eu estou postando.

Bem… é isso. Eu estou ansioso e bem contente em voltar a fazer isso. Espero que alguém aqui consiga aprender algo bacana.

À bientôt.

Referências

1 — https://towardsdatascience.com/everything-you-ever-wanted-to-know-about-computer-vision-heres-a-look-why-it-s-so-awesome-e8a58dfb641e

2 — https://machinelearningmastery.com/what-is-deep-learning/

3 — https://code.visualstudio.com/

4 — https://pytorch.org/

5 — https://www.tensorflow.org/

6 — https://www.docker.com/

7 — https://developer.nvidia.com/cuda-downloads

8 — https://developer.nvidia.com/tensorrt

Senior Computer Vision Data Scientist at Conception Ro-Main (Quebec — CA). DSc in Computer Science. MTAC Brazil. https://github.com/adrianosantospb

Senior Computer Vision Data Scientist at Conception Ro-Main (Quebec — CA). DSc in Computer Science. MTAC Brazil. https://github.com/adrianosantospb